sexta-feira, 30 de março de 2012

Obras da Agência da Previdência Social em Taquaritinga do Norte estão a todo vapor


Desde meados do mês de janeiro que iniciou a construção da agência da Previdência Social em Taquaritinga do Norte. A mesma orçada em mais de R$ 1 milhão, está sendo erguida em um terreno doado pela Prefeitura da Dália da Serra localizado à Rua dos Jasmins no Bairro Zamba.  

Uma grande equipe está empenhada na edificação da Agência, com a supervisão da empresa Carajás, responsável pela obra, trabalhando ardilosamente para adiantar os serviços antes que inicie os períodos chuvosos, pois a previsão para entrega é outubro próximo.

A construção da Agência da Previdência Social vem para beneficiar não só o público local, mais também o de cidades circunvizinhas para que não precisem se deslocar até a cidade de Caruaru em busca de atendimento.

Tal beneficio chegou a cidade através do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social, que prevê a implantação de agências em todo município com população acima de 21 mil habitantes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Taquaritinga do Norte lugar ideal para passar a semana santa


Tranquilidade, clima de montanha e exuberantes paisagens estes são apenas alguns adjetivos de Taquaritinga do Norte, conhecida também como a Dália da Serra, que já está se preparando para receber os turistas que procuram um bom lugar para descansar e uma programação voltada para religiosidade durante a semana santa.

A programação já inicia do próximo domingo (01) com a procissão de ramos, saindo defronte ao Hospital Geral Severino Pereira da Silva, pelo fato da campanha da Fraternidade este ano, abordar a Saúde Pública do nosso País.

Na segunda – feira (02) a partir das 8h da manhã acontecerá na Igreja Matriz de Santo Amaro a missa dos enfermos.

Já na quarta – feira (04) às 18h 30m acontecerá à procissão do encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo defronte ao Ginásio Experimental Severino Pereira e da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos saindo do Hospital Geral Severino Pereira da Silva.
Na quinta feira (05) às 19h 30m missa do lava pés com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde em seguida, procissão do silêncio com o Santíssimo Sacramento e adoração.
No dia da Paixão e Morte do Senhor, Sexta - Feira Santa (06) às 5 da matina acontecerá a via sacra, partindo da Igreja Matriz de Santo Amaro com destino ao cruzeiro, um dos principais mirantes da cidade de onde podemos deslumbrar uma visão aérea da cidade.

Ás 15 horas acontecerá à celebração da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo na Matriz, em seguida, procissão com a imagem do Senhor Morto percorrendo as principais vias da Dália da Serra.

À noite, como já é tradição há décadas, é encenada a Paixão e Morte de Cristo em frente à Matriz de Santo Amaro por atores nortetaquaritinguenses integrantes da STTN (Sociedade Teatral de Taquaritinga do Norte). O espetáculo tem em média uma hora e quarenta minutos de duração e conta com todo apoio do Governo Municipal.  A mesma retrata uma história de fé e amor que diariamente se renova, através da encenação de passagens do calvário de Jesus Cristo, numa épica encenação teatral que enche o coração dos espectadores transmitindo para todos a reflexão e evidenciando as virtudes de um homem que deu sua vida para salvar toda a humanidade.

No sábado a programação inicia a partir das 23h com a Vigília Pascoal e a Benção do Fogo finalizando com a Santa Missa e procissão da Ressurreição do Senhor.

Paralelo a tudo isso, quem vir a Terra das Dálias terá um bom lugar para descansar e apreciar as belezas naturais que a cidade é contemplada. Belezas estas ímpares, com três ecossistemas diferentes: Caatinga, Mata Atlântica e Agreste, fabulosos mirantes, trilhas ecológicas, belas praças, flores das mais diversas espécies que ornamentam a cidade e a fazem um local ideal para visitação não só durante a Semana Santa mais todo o ano.

Encenação da Paixão de Cristo 
Praça Padre Otto Sailler 
Mirante do Cruzeiro 

Prefeitura de Taquaritinga realiza campeonatos de futebol


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte sempre vem incentivando a prática de esportes em todo o município. Por esta razão, entre os dias10 e 19 de março realizou torneios de futebol Society nas comunidades de Pão de Açúcar e Pedra Preta em comemoração as festividades de São José, padroeiro das duas localidades.

Ambos contaram com a participação de oito equipes saindo vitorioso na comunidade de Pedra Preta o time Algodão. No Distrito de Pão de Açúcar a vitória ficou com o Fortaleza.

Já no próximo domingo (01 de abril) inicia o torneio da Emancipação da Dália da Serra. O mesmo contará com a participação de dez equipes que se enfrentarão durante um mês e treze dias, totalizando vinte e quatro jogos. A final acontecerá no domingo (13 de maio) dentro da programação alusiva aos 125 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte. 

terça-feira, 27 de março de 2012

Atenção população nortetaquaritinguense!


Você tem problemas em sua conta de água? Luz? Telefone? Fez empréstimos bancários? Pagou e não levou? Quer saber como organizar suas contas? A Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor – ADECCON vai te ajudar! É na sexta, dia 30, e sábado 31 de março que a cidade de Taquaritinga do Norte recebe a visita do Projeto Consumidor em Ação.

A população da Dália da Serra receberá a visita de uma equipe de advogados prontos para responder todas as dúvidas sobre consumo. O atendimento é totalmente gratuito funcionando na sexta, das 9hs às 13hs, e de 15hs as 18hs, no Coreto Central.

Já no sábado, o atendimento será até o meio-dia!!

Não percam também na sexta – feira às 19h, as palestras gratuitas que acontecerão no Prédio da Casa das Juventudes localizado à Rua Aluísio Silvino.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Taquaritinga do Norte: Intercâmbio fortalece cultura do café

Sabemos que a cidade de Taquaritinga do Norte é a maior produtora de café do Agreste Pernambucano, com uma raridade de espécie, o arábica típica, primeira planta cafeeira introduzida no Brasil, em 1727. No País, apenas Taquaritinga e a região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense possuem tal raridade, que possui um sabor adocicado e um perfume forte e só se adapta em regiões de altitudes elevadas e clima ameno.

Por esta razão, o Governo Municipal da Dália da Serra que sempre busca meios para difundir esta riqueza natural no último domingo (25) através da Secretaria de Agricultura e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trouxeram o produtor Bruno Souza para visitar algumas fazendas de café e conferir de perto o que de melhor temos e pouco é explorado pelos agricultores.  

O mesmo faz parte da quarta geração de uma família produtora de café em Minas Gerais que em 2002, mudou-se para os Estados Unidos, no intuito de aumentar a percepção de que era necessária a recuperação da imagem do café brasileiro no exterior. Bruno deu várias dicas aos produtores como cultivo, cuidados, armazenagem, comercialização entre outros e prometeu que em breve voltará a Taquaritinga junto com investidores para comercializar o café da Dália da Serra. “Vamos nos unir para comercializar este café no nosso mercado interno e quem sabe externo também. O produto está ai, só basta uma maior organização e esforços para o sucesso acontecer e todos saírem ganhando”, destacou.

Na ocasião já ficou definido o próximo encontro entre os cafeicultores que será no dia 19 de abril, onde todos os associados da APROTAQ (Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte) irão se reunir para participarem de uma oficina voltada para a analise do café e o associativismo ofertada pelo SEBRAE e o Governo Municipal.

“Com a organização e o empenho de todos, junto com o SEBRAE iremos ofertar cursos de qualificação em diversas áreas voltas para o melhoramento do nosso café no intuito de atrair compradores do nosso País e do mercado Exterior, elevando assim o nosso produto e o nome de nossa cidade”, completou o Secretario de Agricultura Julio Cezar.


Multidão marcou presença na 5ª Caminha jovem de Pão de Açúcar

No último sábado (24) o Distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte  ficou repleto de pessoas que foram acompanhar a 5ª edição da Caminhada Jovem. O evento é realizado pela paroquia de São José com o apoio da Prefeitura da Dália da Serra junto com os comerciantes locais.

Confiram algumas imagens:

*** Você pode conferir mais imagens no Facebook da Prefeitura de Taquaritinga do Norte. 

sábado, 24 de março de 2012

Taquaritinga: obras a todo vapor!



Rua Texas, Bairro Amorim, em Taquaritinga


PSF, Gravatá do Ibiapina


Praça da Rua Juvina Madalena, em Pão de Açúcar


Praça da Rua Juvina Madalena, em Pão de Açúcar


Rua Pierre Bernardino, em Pão de Açúcar


PSF de Pão de Açúcar

A pacata e acolhedora Taquaritinga do Norte está atravessando um momento impar de sua história: nunca foram realizadas tantas obras em todos os recantos do município ao mesmo tempo! Na manhã de sábado (24/março) o Prefeito Evilásio Araújo, o Vice Prefeito Lero, lideranças e assessores estiveram fazendo uma maratona de visitas em várias localidades onde estão sendo construídas obras que vão melhorar a qualidade de vida da população da Dália da Serra. Iniciando, o Prefeito visitou o velório municipal, a Rua Coronel Antonio Barbosa de Lucena, esta recém-finalizada, a as Ruas Califórnia e Texas, no bairro Amorim, que foram saneadas e estão sendo calçadas em parceria com a população.
“Essa parceria possibilitou a valorização dos nossos imóveis e vai acabar de vez com os problemas de poeira e lama em nosso bairro, sendo parceiros, ajudamos a Prefeitura resolver nossos problemas mais depressa”, destacou o comerciante Edgar Nunes, residente na Rua Texas.
Sequenciando a visita, o gestor municipal visitou as obras iniciais da quadra da comunidade de Placas e também a construção do Posto de Saúde da Família (PSF) do Distrito de Gravatá do Ibiapina, que se encontra em avançado estágio de construção. Finalizando, foram visitados os abrigos de passageiros e as obras de construção do saneamento e pavimentação da Rua Pierre Bernardino, da reforma e ampliação do PSF e também da construção da Praça na Rua Juvina Madalena, antigo sonho dos moradores do Distrito de Pão de Açúcar.
“Essa praça é um antigo sonho dos moradores da nossa rua e vai ser um cartão postal de Pão de Açúcar”, declarou o empresário Paulo de Necão, morador da rua beneficiada com esta importante obra.
Para o prefeito Evilásio, o trabalho não pode parar. “Estamos desenvolvendo ações que estão melhorando a qualidade de vida de todos os habitantes de nosso município. É importante que estas ações cheguem a todas as comunidades, pois só assim estaremos, em curto espaço de tempo, colocando nossa Taquaritinga no caminho do desenvolvimento. Mais obras estão a caminho!”, afirmou o gestor.

Elisberto Costa (ASEG/PMTN)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Semana de combate à tuberculose será realizada em Taquaritinga do Norte

 
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde irá realizar entre os dias 24 e 30 de março a semana de Combate a Tuberculose.

O objetivo da campanha é sensibilizar e informar a comunidade sobre os principais sintomas, diagnóstico precoce e tratamento da Tuberculose.

Na programação palestras educativas sobre a doença em todos os postos de saúde da Família, rádios locais, comunidade Kairós e nas feiras livres, bem como uma busca ativa porta a porta pelos agentes comunitários de saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar, causada por uma bactéria que pode atingir vários órgãos do corpo humano principalmente o pulmão.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil novos casos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Escolas de Taquaritinga do Norte recebem o projeto: Saúde nas Escolas

No ano dedicado a saúde, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através  da Secretária de Saúde e a Coordenadoria da Atenção Básica, estão desenvolvendo em todo município o projeto: “Saúde nas Escolas” com temas relacionados a Saúde Sexual, Alimentação Saudável e Avaliação Antropométrica.

O Projeto está sendo executado em todas as escolas do município, visando atingir o maior número de jovens que tanto necessitam de informações desta natureza.

“É sempre bom aprender e discutir temas voltados à problemática da saúde, pois algumas destas doenças explanadas muitos de nós desconheciam” destacou o estudante Matheus da Costa, da Escola Estadual de Referência Severino Cordeiro de Arruda.

Nos próximos dias, o projeto seguirá para outras escolas do município atingindo assim, um grande número de expectadores.