domingo, 6 de janeiro de 2013

Caminhada de Santo Amaro: uma Aventura de Coragem e Fé!


A Caminhada de Santo Amaro, um sonho materializado pelo médico Nilton Curvelo, ganhou asas e pelo sexto ano consecutivo será um dos grandes atrativos das festividades de Santo Amaro, Padroeiro de Taquaritinga do Norte. Na terça-feira (08/janeiro) as 6 da manhã, 87 peregrinos de vários estados do Brasil se concentrarão na frente da Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes e seguirão com destino a Matriz da Dália da Serra, totalizando um percurso de 160 quilômetros a serem percorridos em 6 dias de caminhada, passando por Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Tiúma, Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos, Paudalho, Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro, Vila Mendes, Bom Jardim, Surubim, Junco, Lagoa da Vaca, Vertentes e encerrando em Taquaritinga do Norte. Todas as cidades terão pontos de paradas para os participantes fazerem as refeições e pernoites.
“A caminhada de Santo Amaro foi inspirada na caminhada de Santiago da Compostela, na Espanha, e tem como essência desfrutar da simplicidade, viver em humildade, exercitando a fraternidade, sendo esta uma excelente oportunidade para o autoconhecimento aceitando-se, perdoando-se e amando-se para poder amar o próximo. “É uma alegria muito grande completarmos uma caminhada como esta com todos os participantes ilesos e felizes, onde a fraternidade se faz presente em todo percurso e nos tornamos amigos para sempre”, destacou o idealizador Nilton Curvelo.
Cada participante receberá um kit composto com uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca símbolo da paz. Durante todo percurso os caminhantes serão orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar, como prevenir insolação, onde encontrar apoio médico entre outras dicas que podem ser encontradas no Guia da Caminhada de Santo Amaro, disponibilizado no ato da inscrição.
RELICÁRIO CONTENDO FRAGMENTO DE OSSO DE SANTO AMARO.
  Na chegada a Dália da Serra, os caminhantes serão recebidos pelo Prefeito, autoridades locais e receberão a Santamarana (certificado de participação) além de uma benção na Igreja Matriz de Santo Amaro.

RELÍQUIA – Os peregrinos que forem participar da Caminhada de Santo Amaro deste ano terão a oportunidade de conhecerem uma relíquia do Santo padroeiro que se encontra na Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um fragmento de osso do santo trazido em um relicário direto de Roma pelo defensor do vínculo no Tribunal Apostólico da Rota Romana/Vaticano, monsenhor Enrico Adriano Rosa, tendo a mesma um documento expedido pelo Vaticano que atesta a sua veracidade.