quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Taquaritinga: Emoção marca posse de novos gestores.


A Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, em Taquaritinga do Norte, foi na tarde de 01 de janeiro, palco de uma das mais concorridas posses do agreste pernambucano. Desde as primeiras horas da tarde, simpatizantes e correligionários do Prefeito reeleito Evilásio Araújo (PSB) e do seu vice Lero (PDT), já chegavam para prestigiar as solenidades e lotaram a Câmara de Taquaritinga. Eleito com uma esmagadora vitória, o Prefeito Evilásio chega ao seu segundo mandato com 7 vereadores em sua base de governo, restando 4 vagas para a oposição.
 A abertura dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do vereador mais votado no último pleito, o ex-prefeito Janio Arruda (PSD) que convocou os vereadores Ronaldo Veiga (PV) e Demar (PSDB), para, respectivamente, comporem a mesa na condição de primeiro e segundo secretários. Após a abertura da sessão os vereadores Lukinha da Saúde (PSB), Eraldo de Pedra Preta (PSB), Geovane (PSB), Gilson Carlos (PTN), Batata (PTB) e Rogéria (PV), todos governistas, e Demar, João da Banda e Cíntia, ambos do PSDB, e de oposição ao atual governo, juntamente com os membros da mesa entregaram as suas declarações de bens e prestaram o juramento, fato que também ocorreu com o Prefeito e o Vice reeleitos, momento em que o grande público presente foi ao delírio.
O vereador Janio Arruda, empossou os eleitos e fez uso da palavra, em um discurso que em alguns momentos chegou a ser atrapalhado por manifestantes mais exaltados. “Taquaritinga vive um momento ímpar, vive um momento diferente! Vamos dar segmento àquilo que Taquaritinga quis! Após a eleição coloquei em meu blog: Deus quis assim e assim será! Irei honrar meu mandato e cumprir meu papel de forma corajosa, fazendo tudo o que o nosso povo espera de nós, pois as gerações futuras não nos perdoarão se não fizermos bem a nossa parte”, declarou Arruda.
Sequenciando, Arruda conduziu a eleição da mesa diretora onde foram eleitos Rogéria (Presidente), Ronaldo Veiga (Primeiro Secretário) e Eraldo (Segundo Secretário), pelo placar de 7 votos contra 4 que foram direcionados a João da Banda, Demar e Cíntia. Assumindo o posto de Presidente da casa, Rogéria fez uso da palavra em um discurso emocionado onde destacou as dificuldades enfrentadas desde o seu primeiro mandato em 1996 até este mais recente. “Esta eleição é um grande reconhecimento que estou vivenciando. Alguns falaram que o meu tempo tinha acabado e eis a resposta! Sempre fui fiel ao meu grupo em todos os momentos e o nosso povo tem confiado em nosso trabalho”, afirmou a Vereadora.
Os demais vereadores fizeram uso da palavra e logo após foi à vez de Evilásio e Lero. O Vice em suas breves palavras destacou a importância de fazer junto com Evilásio um governo melhor do que o anterior e pediu a compreensão e a parceria do povo!
No discurso mais esperado, o Prefeito Evilásio foi tomado pela emoção ao citar sua mãe, que estava presente na solenidade, e o seu pai já falecido. Fez um balanço financeiro da evolução da receita municipal, das ações realizadas e dos desafios que tem pela frente. Como sempre ilustra seus discursos, dessa vez a inspiração foi à música Recado, de Gonzaguinha: “Se me der um beijo eu gosto, se me der um tapa eu brigo, se me der um grito não calo, se mandar calar mais eu falo, mas se me der à mão, claro, aperto, se for franco, direto e aberto, to contigo amigo e não abro!...”, recitou o Prefeito para uma multidão que tomou as ruas seguindo a Centenária Banda Dom Luiz de Britto, rumo à sede da Prefeitura Municipal, onde foram empossados os secretários e o Prefeito recebeu simbolicamente as chaves da Prefeitura.
 Finalizando as comemorações, as bandas Forró no Kilo e Forró do Bardhigão, animaram os presentes na Praça Antônio Pereira.