quinta-feira, 28 de março de 2013

Hip Hop invade Taquaritinga do Norte

A bela e aconchegante Taquaritinga do Norte vem consolidando a sua vocação de município turístico e atraindo as mais diversas tribos, caracterizando-se um amplo mosaico cultural e proporcionando integração popular entre as mais diversas linguagens musicais. Prova disso foi a recente realização do Curta Hip Hop, evento que atraiu na tarde do último domingo (24/03), um publico superior a 1.500 pessoas vindas das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Camaragibe, Recife, Olinda, Exu, Arcoverde, Sertânia, Caruaru, Bezerros, Surubim, Vertentes, Agrestina, Tracunhaém, São Paulo e mais uma dezenas de cidades que vieram presenciar grandes disputas dos breackers nas categorias B. Boy 1 vs 1, B. Girl 1 vs 1 e b. Baby 1 vs 1, modalidades onde as disputas são de duplas aonde o vencedor vai passando para as demais etapas.
O evento foi organizado por Eduardo (Gringo), que fez parte do júri ao lado de Marcos David e Pacheco RGB e contou com as presenças das secretárias municipais Magda Lucélia (Turismo) e Mauricéa Gomes (Ação Social) que representaram o Prefeito Evilásio Araújo e através de suas pastas contribuíram com a realização deste grandioso evento.
Usando uma linguagem de inclusão social e de combate às drogas, especialmente o crack, o Curta Hip Hop contou com as presenças de Moisés Alexandre, Coordenador de Políticas Públicas da Criança e da Juventude, e de Eduardo Gomes, Secretário Executivo de Articulação e de Projetos Especiais, ambos integrantes da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude e representantes do governo de Pernambuco na ocasião, atestando a credibilidade deste evento que superou todas as expectativas.
O Curta Hip Hop também contou com as participações dos DJs MAS e Zero e com as apresentações dos grupos de rap Função Capibaribe e Intoxicação Urbana and El Jay, que agradaram ao grande público presente.
O Secretário Eduardo Gomes ficou muito satisfeito com a realização do evento em Taquaritinga do Norte. “É muito gratificante para nós vermos tantas crianças e adolescentes integrados num evento desta natureza e passando uma mensagem de enfrentamento as drogas, especialmente ao crack. Temos a certeza que no próximo ano o brother Gringo e Taquaritinga do Norte promoverão um evento muito maior do que foi realizado este ano, superando mais uma vez todas as expectativas”, declarou.

O QUE É HIP HOP?
O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias, quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo segui-las rigidamente. 
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, Grandwizard Theodore, Grandmixer DST (hoje DXT), Hollywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi à proposta de Afrika Bambaataa, considerado, hoje, o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.
O movimento Hip Hop está baseado atualmente em 6 pilares: o DJ, que é um operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, sendo hoje considerado um músico; O rap, que é um ritmo de música que engloba principalmente rimas e na maioria das vezes, é feito sem acompanhamento de nenhum instrumento; O beatbox (termo que, a partir do inglês, significa, literalmente, "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria, com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros; os MCs (Mestre de Cerimônia) que são o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem; o Break Dance (B-boying, Popping e Locking), dança que por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance, uma vez que Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas e finalizando o grafite, expressão plástica que representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com sprays, rolinhos e pincéis em muros ou paredes, sendo considerado por muitos uma forma de arte e é usado também como forma de expressão e denúncia.
Confira as sensacionais disputas do Curta Hip Hop nos links abaixo: