sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conferência de Cultura supera expectativas

“Taquaritinga do Norte, és rainha da beleza; à noite Jesus te envolve, com névoa branca e frieza; tu és um anjo que dorme, no colo da natureza!”. Este pequeno verso do poeta Amaro Constantino (Bau de Ceva), declamado pelo poeta e cantor Bardigão bem sintetiza o talento dos artistas da Dália da Serra que, pela primeira vez na história do município, puderam debater uma política cultural para Taquaritinga e buscar soluções que fomentem esta importante cadeia produtiva em âmbito municipal.
A quarta-feira, dia 31 de julho, representou um marco cultural na história em virtude da realização da primeira Conferência Municipal de Turismo, cujo tema foi “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, onde o principal objetivo foi promover o debate e propor políticas públicas, programas e ações para a implantação do Sistema Municipal de Cultura que será de crucial importância para o desenvolvimento das atividades culturais em Taquaritinga.
Presenciaram o evento o Prefeito Evilásio Araújo e a Primeira dama Eva Casé; os Vereadores Rogéria Coelho, Gilson Carlos e irmão Ezequias; todos os Secretários municipais; o Promotor de Justiça Dr. Iron Miranda; a Consultora em Políticas Públicas e Gestão Cultural Vania Brayner que representou o Ministério da Cultura; o ator e produtor cultural Oscar Bazantts que na ocasião representou a FUNDARPE e a Secretaria de Cultura, além de outras autoridades e representantes do Conselho Municipal de Cultura.
A classe artística da Dália da Serra compareceu em peso a Conferência onde foram anotadas as participações dos cantores Bardigão, Socorro e Mazé, Debiu Sanfoneiro, Nelson do Brega, Fabiano Alcan, Saulo Nascimento; dos poetas populares Amaro Dias, Manoel de Gunde, Geraldinho, Américo Aboiador, Beto Silva e Agda Moura; dos atores José Waydson e Higino Silva e também de Roberto Celestino (Músico e Cordelista), Amaro Rezador (Pífanos), Celso Ricardo (Capoeira), dos representantes das bandas musicais Dom Luiz de Britto e Padre Ibiapina e de outros artistas e grupos culturais de Taquaritinga.
Realizada no Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, a Conferência foi coordenada pela Diretora de Cultura Anália Arruda e pela Secretária de Educação e Cultura Ilka Paloma. Coube a Anália o papel de mestre de cerimônias do evento e realizar a leitura do regimento da Conferência que após a composição da mesa foi aberta com a execução dos Hinos Nacional e o de Taquaritinga do Norte.
Vários oradores usaram a palavra entre eles o Vereador Gilson Carlos, a Vereadora e Presidente da Câmara Rogéria Coelho, o Promotor Dr. Iron Miranda, o cantor e poeta Bardigão, onde o mote de todos os discursos foi à importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade e a importância da realização da conferência, considerada pelos oradores como um marco histórico na cultura local.
A conferência foi marcada pelas palestras sobre os Desafios do Sistema Municipal de Cultura, onde a Diretora Anália fez um panorama do atual quadro e expôs seu ponto de vista sobre o tema, sendo sequenciado o debate com a Consultora Vania Brayner que explicou o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura, destacando experiências exitosas e os benefícios que serão obtidos pelos artistas do município com a implantação do sistema, opinião compartilhada também pelo representante da FUNDARPE Oscar Bazantts que abordou o ponto de vista do Governo de Pernambuco sobre o sistema, cabendo ao Secretário de gestão Pública Jurandir Coelho detalhar o funcionamento do sistema municipal de cultura, suas vantagens e a importância desta ação para o fomento da produção artística local, que é vista com grande interesse pelo Governo Municipal.
O Prefeito Evilásio também fez uso da palavra e falou da satisfação em estar participando do evento, destacou o apoio dado aos artistas locais que passaram a ter um tratamento diferenciado, de valorização dos “prata da casa”, na sua gestão. Evilásio também destacou as vantagens e o compromisso do Governo Municipal em implantar o sistema, iniciativa que irá favorecer o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura em Taquaritinga.
Além das palestras, o evento também contou com a realização de plenárias discursivas onde foram abordados os eixos temáticos Implantação do Sistema Municipal de Cultura, Produção simbólica e diversidade cultural, Cidadania e direitos culturais e Cultura e desenvolvimento, todos contando com ampla participação da classe artística sendo o resultado destes grupos apresentados na plenária onde também foram escolhidos como delegados para participarem da Conferência Estadual André Simone, Alexandre Soares, Roberto Celestino, Professor Wilson, Higino Silva e Fabiano Alcan, estes na condição de titulares, ficando Rejane Fernandes, Marcelo, Enoque Gouveia, Marcelo Mastroianni e Ilza como suplentes.
Muitas sugestões foram apresentadas nos grupos temáticos onde se destacaram a criação do museu da cidade, a qualificação dos artistas locais no sentido de pleitearem recursos, a disponibilização de um espaço onde a classe artística pudesse se apresentar e uma série de outras sugestões que, segundo a Secretária Ilka Paloma, “se baseiam no tripé de valorização da identidade cultural local, do resgate histórico e da sustentabilidade, itens que fomentaram o desenvolvimento das políticas culturais que irão revolucionar este segmento em Taquaritinga do Norte”.
A conferência também foi marcada por várias apresentações culturais de grupos locais e de artistas da região sendo finalizada com uma grande roda de ciranda, onde foi selado o pacto entre os presentes que marcharão irmanados no desenvolvimento da cultura na Dália da Serra.