sábado, 26 de julho de 2014

Fique por dentro : Conheça a importância da suplementação da Vitamina A


Crédito: Mark Hunt/ Huntstock/ CorbisCrédito: Mark Hunt/ Huntstock/ CorbisA vitamina A tem diferentes funções no organismo humano, atuando, por exemplo, na visão e na produção de tecidos. Mas o corpo não produz essa vitamina que é absorvida por meio de alimentos como, fígado bovino, leite, verduras, frutas e legumes amarelos. Por isso, o Ministério da Saúdeoferece suplementação de vitamina A para crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos nas regiões que participam do programa Brasil Carinhoso do Governo Federal. conforme explica a nutricionista da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante.
"A suplementação é iniciada aos seis meses de idade e, a cada seis meses, ela volta à unidade básica de saúde para tomar outra cápsula de vitamina A. Então, de seis em seis meses ela está protegida e com aporte adequado de vitamina A. Dos seis meses aos 59 meses, ela tomaria aí nove cápsulas de vitamina A porque a cada seis meses ela deve retornar à unidade básica de saúde", explica a nutricionista da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante.
Ainda de acordo com a nutricionista vinculada ao Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante, a deficiência de vitamina A provoca sérios problemas à saúde da criança. "Podem desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular, pessoas que têm uma deficiência instalada. Pode ocorrer, por exemplo, ressecamento da pele conjuntiva e da córnea ocular. Crianças suplementadas com vitamina A têm melhor resposta a doenças e, por isso, também tem dados que mostram que crianças que recebem suplementação de vitamina A têm menor risco de mortalidade, principalmente a mortalidade causada pela diarreia", afirma Cavalcante.
A servidora pública, Simone Costa, conta que o filho recebeu a vitamina A durante uma consulta de rotina. "A profissional de saúde me perguntou se eu gostaria que ele recebesse a vitamina A, eu aceitei e ele tomou a vitamina na unidade mesmo e ele tomou sem problema e não teve intercorrência alguma posterior", conta a servidora.
Em 2013, mais de três milhões e setecentas mil crianças foram suplementadas com vitamina A em mais de 2.500 municípios que integram o programa Brasil Carinhoso do Governo Federal. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é atender seis milhões de crianças com essa suplementação.