quinta-feira, 17 de julho de 2014

Orçamento Participativo : Entrevista com a Secretária de Finanças Maria de Lourdes Malaquias


 Qual a Importância do Orçamento Participativo para a nossa cidade?

O OP é de grande relevância para o município, pois apresenta subsídios para elaboração das Leis Orçamentárias e através dele a sociedade pode participar das decisões para eleger suas prioridades e juntamente com o gestor público, definir onde os recursos serão aplicados, investindo em melhorias para sua localidade, exercendo a democracia e desenvolvendo a cidadania. 

 Como foi a implantação do Orçamento Participativo em Taquaritinga do Norte?

Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei  Complementar 101 de 04/05/2000 passa a ser obrigatório. Até então as definições eram tratadas apenas entre o Gestor, Contador e alguns Secretários,  a partir daí, se desenvolveu embora que de forma ainda muito acanhada. Precisamente em 2009, Taquaritinga passou a dar total transparência nos atos do OP através das Audiências Públicas, passando a população terem oportunidade de participar efetivamente nas decisões de gastos e na sua prestação de contas.

Como foi a participação da população nos últimos anos nas Audiências do Orçamento Participativo ?

Inicialmente tratamos de conscientizar a população da importância de sua participação, em seguida demonstramos respeito e compromisso com o OP, hoje o Orçamento Participativo é uma realidade em Taquaritinga, de forma exitosa, a cada ano que passa cresce em participação, superando o ano anterior, numa demonstração de confiança e credibilidade nesta Administração.

Como tem sido a participação do Prefeito José Evilásio no Orçamento Participativo?

O Prefeito Evilásio tem tido um olhar todo especial, tanto que neste seu segundo mandato o Orçamento Participativo também faz parte do seu plano de governo, o qual tem realizado os pleitos e anseios da população, como antes nunca visto, desde pequenas ações até obras de grande significância para o nosso município.

Qual a sua expectativa para o Orçamento Participativo deste ano ?

Embora  a queda dos recursos nos impossibilite de atender  algumas das demandas, temos avançado já em grande parte do OP deste exercício, onde o Prefeito Evilásio está imbuído do propósito de realiza-lo, buscando Emendas Parlamentares, Convênios, Parcerias e destinando o FEM ( Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal  I e II) aos pleitos do Orçamento Participativo. Até o término deste ano ainda realizaremos grandes ações.

Cite algumas conquistas e ações do Orçamento participativo que na sua opinião foram mais marcantes?

Dentre tantas, vale ressaltar a construção do Velório Municipal, limpeza do Açude Santo Amaro, calçamento da Rua e Praça do Estudante (CAIC), calçamento do acesso a Comunidade do Açudinho, área de Lazer em Pedra Preta, cobertura do Canal na Beira Rio... E como não citar, o sonho de das mulheres de Pão de Açúcar, a Creche, agora uma realidade.

 Suas palavras finais :


Vale a pena acreditar em um trabalho com transparência, compromisso e responsabilidade, com o que é público.  Conto com a participação de todos nas Audiências Pública 2014 – Orçamento Participativo 2015 para juntos, Prefeitura e você, construirmos uma Taquaritinga ainda melhor!


Orçamento Participativo