segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde e Meio Ambiente firma parcerias visando à inclusão na Terra das Dálias


Com o objetivo de oferecer condições de atendimento aos alunos com deficiência nas Escolas Municipais de Taquaritinga do Norte, bem como apoio técnico as Instituições e os profissionais que atuam com alunos que apresentam algum tipo de deficiência, a Secretária de Saúde e Meio Ambiente firmou parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e o CONDEF (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Tal parceria aconteceu na última quinta – feira (31) durante reunião na Escola Gilzenete Guerra, Distrito de Pão de Açúcar, com a presença da Presidente do Conselho, Maria da Conceição Lucena, professores e representantes da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. Na ocasião, os professores relataram as dificuldades vivenciadas diariamente com os alunos especiais em sala de aula, onde na maioria das vezes não sabem como agir diante de algumas situações cotidianas.

Diante do exposto ficou decidido que a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente irá colocar a disposição duas técnicas de enfermagem para ajudar as docentes e os alunos. “As técnicas irão ajudar os professores em diversos fatores entre eles: como agir diante de uma convulsão, já que as escolas possuem alunos com esse problema, orientar como deve ser manuseada a cadeira de rodas, como fazer algum curativo quando necessário, primeiros socorros, entras outras técnicas que facilitarão o trabalho em sala de aula”, completou o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.

Tal iniciativa faz parte do projeto Vanguarda Inclusiva criado em março. A primeira escola a receber as técnicas de enfermagem é a Gilzenete Guerra, no Distrito de Pão de Açúcar. Outras pessoas especializadas em áreas voltadas para deficientes e síndromes também serão convidadas para ajudar no aprendizado dos docentes e discentes.