quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Secretaria de Saúde e Meio Ambiente presta contas à população


No último dia (12) o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga de Oliveira realizou mais uma audiência pública da saúde para prestação e avaliação das ações da Secretaria referentes ao segundo quadrimestre 2014.
Participaram os Conselheiros de Saúde, Nerivaldo Euclides, Andréa Oliveira, a Presidente do Conselho Eliane Maria, a Vereadora Presidente da Câmara, Rogéria Cristina, o Vereador Ezequias Batista, o Secretário de Gestão Jurandir Coelho, funcionários municipais e populares.

O Secretário iniciou o encontro apresentando relatórios, balancetes e demonstrativos de receitas e despesas do 2º quadrimestre de 2014. Explanou as ações desenvolvidas pela secretaria entre os meses maio e agosto, com ênfase na viagem que fez a Brasília onde obteve informações sobre os relatórios das visitas técnicas às unidades de saúde que ainda encontra-se com seus recursos suspensos do Programa Saúde da Família e do Programa Saúde Bucal. “Fomos orientados a solicitar uma nova vistoria da IV Regional de Saúde em Caruaru, para encaminhamento do relatório a Secretaria Estadual de Saúde que em seguida será encaminhado ao Ministério da Saúde para liberação de recursos suspensos há quase um ano”, destacou o Secretário.

Informou também sobre os recursos liberados do CAPS e do Requalifica, os quais serão utilizados para reforma e ampliação das unidades básicas de Saúde Ana Luiza e Jerimum que já iniciaram e em breve será entregue a população.

Finalizou fazendo uma breve explanação sobre um projeto de Lei encaminhado a Câmara de Vereadores para abertura de concurso público para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, onde está encontrando dificuldade por parte de alguns vereadores que alegam do poder Executivo beneficiamento com a criação ou nomeação de novos funcionários. O que não condiz com a realidade, pois estamos apenas legalizando a Lei Federal dos Agentes de Saúde e Combates a Endemias nº 11.350/2006 e 12.994/2014 que rege a criação das duas categorias e o município não está enquadrado. Só destacando que em 2008 o então prefeito da época criou apenas a Lei dos agentes comunitários de saúde excluindo a outra categoria.