sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PSICÓLOGOS, PSIQUIATRAS E FISIOTERAPEUTAS REALIZAM PALESTRA COM AGENTES DE SAÚDE DE TAQUARITINGA DO NORTE





A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, (SECSAU), realizou na manha desta quinta-feira (16), uma palestra com psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e os agentes de saúde no auditório municipal Edivaldo Félix da Silva. 


Durante toda a palestra de matriciamento, foi enfatizado o principal objetivo que é fazer com que eles identificassem os casos de saúde mental, que é o perfil de usuários de álcool, drogas e transtorno mental severo e pudessem encaminhar para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), para assim todos trabalharem de forma mais eficiente.


Foram apresentados também os NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) que foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações municipais.



Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.


Assessoria de Comunicação