terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mais um curso realizado através da parceria da Secretaria de Agricultura com o SENAR.


Desta vez o curso foi solicitado pela Associação dos Agricultores do Sitio Jerimum que tem como Presidente o Sr. Amauri Minerva. A metodologia de trabalho da SEAPE para viabilizar as capacitações para os agricultores (as) envolve varias entidades dentre elas o Conselho, Sindicato, SENAR e principalmente as associações rurais, pois são através das reuniões que os agricultores têm acesso as informações e solicitam os cursos. Esta metodologia visa além de capacitar os agricultores, fortalecer as associações que precisam de apoio e subsídios para movimentar e ampliar as ações destas entidades.


O curso escolhido pela a associação foi de produção de biscoitos artesanais, que teve na sua totalidade a participação das mulheres que puderam aprender todo o processo de produção desde a escolha dos ingredientes, material e equipamentos necessários, como calcular os custos e noções de comercialização. As participantes ficaram satisfeitas e motivadas com o curso e já estão pensando em se organizarem para produzir com intuito de comercializar, para ampliar o leque de produtos elas já solicitaram o curso de bolos e tortas. A instrutora mostrou vários exemplos exitosos de grupos que fizeram a capacitação e hoje vendem tudo que produzem nas feiras, festas, nos mercadinhos, lanchonetes entre outros.


A produção também pode ser vendida através do programa de Aquisição de alimentos do Governo Federal, através da compra direta com doação simultânea por meio do Programa Nacional de alimentação Escolar PNAE.


“Parabenizo a Associação através do Presidente e as participantes do curso pela iniciativa e estamos a disposição para ajudar o grupo para desenvolver as atividades”, ressaltou Júlio Cesar Secretário de Agricultura e Pecuária.

Assessoria de Comunicação