sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA E APROTAQ PARTICIPAM DE EVENTO QUE FORTALECERÁ O TURISMO RURAL NO AGRESTE

A Secretaria de Agricultura e Pecuária em conjunto com a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte-PE (APROTAQ), participaram do 1º Evento do Grupo do Território Produtivo voltado para o Turismo Rural.

O encontro foi promovido pelo PRORURAL e ocorreu na cidade de Caruaru no dia 02 de dezembro de 2014 ,e contou com 11 municípios do agreste, que tem potencial para desenvolver turismo rural na região. Na oportunidade foram escolhidos representantes para formarem os grupos de trabalhos. Para representar as organizações não governamentais o nome escolhido foi do Senhor Manoel Floriano (SEU NEZO) representante da APROTAQ . Já o representante do Governo Municipal será o Sr. Júlio César, atual secretário de Agricultura e Pecuária do nosso Município, que falou sobre esse importante evento:


“O encontro teve como objetivo a criação dos grupos de trabalhos para interagir,trocar experiências,levantar potenciais,observar as necessidades,e com isto criarmos um plano de trabalho voltado para o fortalecimento do turismo rural, focando a agricultura familiar como base para as ações. Também foi visto a necessidade de um diagnostico dos municípios envolvidos para planejarmos os investimentos nesta importante cadeia produtiva, concluiu o secretário Júlio César, que sempre vem trabalhando para o engrandecimento da agricultura do nosso Município.


O PRORURAL sinalizou a liberação de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para o fortalecimento do Turismo Rural no Agreste e a principio foi decidido que parte deste recurso seja para o diagnóstico, bem como para capacitação dos agricultores familiares no Turismo Rural.


E ainda falando sobre o evento, o secretário Júlio César vê este projeto como uma oportunidade de negócios para o fortalecimento da Agricultura Familiar, principalmente para os produtores de café orgânico do município de Taquaritinga do Norte, que tem um produto conhecido e apreciado no Brasil e até no exterior,além do atrativo natural, pois nossos sítios preservam o café arábica típica sombreados por matas que estão localizados em paisagens belíssimas.Outro ponto forte é a originalidade dos sítios que preservam em sua maioria os costumes e a cultura dos nossos ancestrais demonstrando assim um grande valor histórico e cultural.


A implantação deste projeto vai fortalecer toda a cadeia de Turismo no nosso município pois com a criação de roteiros vamos oferecer ao turista que vem participar de eventos que fazem parte do nosso calendário como : Festa de Santo Amaro, Taquara Motofest, Semana Santa e agora o Vôo livre, que são opções de conhecer as belezas, a cultura, a nossa história e os sabores da culinária de Taquaritinga do Norte.



Assessoria de Imprensa – PMTN.