terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Liberação dos Projetos do PRONAF – A

A Secretaria de Agricultura e Pecuária em parceria com o Banco do Nordeste agência de Surubim,  realizaram no ultimo dia 09 a liberação dos Projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF –A), dos Agricultores que fazem parte do Assentamento Fazenda Nova Esperança. Na primeira etapa foram atendidas 16 famílias das 23 que fazem parte deste assentamento, as outras 07 optaram por esperar mais um pouco para aderirem ao programa.


O PRONAF destina-se a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários, desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.
As famílias beneficiadas pelo programa se enquadraram no PRONAF –A, por serem agricultores que fazem parte do programa de reforma agrária, no caso da Fazenda Nova Esperança é um projeto do Programa Nacional de Crédito Fundiário,com estas condições os agricultores tiveram direito a financiamento com o menor juro do mercado que é de 0,5 % ao mês, tendo direito também a um montante que pode chegar a 25 mil reais por família  com um bônus de adimplência de 43% de desconto se pagar a prestação em dia.



Os projetos foram realizados pelo Engenheiro Agrônomo Evandui Neri, responsável por dar assessoria técnica aos agricultores do município. As propostas elaboradas focaram nas cadeias produtivas já desenvolvidas pelas famílias que tem potencial econômico como criação de caprinos e ovinos, galinha caipira, bovinocultura, plantio de palma, forrageira, entre outras. Com os recursos os agricultores vão melhorar a infra estrutura das propriedades no que se refere a reforma e construção de cercas, currais, aprisco ,aviários e limpeza e reforma de barreiros.
Os recursos liberados passam de R$ 300.000,00 que vai possibilitar as famílias o melhoramento  da produção e  da qualidade de  vida dos agricultores.