sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dia da bandeira municipal é vivenciado em Taquaritinga do Norte

Neste 28 de Fevereiro, o município de Taquaritinga do Norte está vivenciando o dia da bandeira municipal. Desde o ano de 2007 através da Lei Municipal nº 1.532 toda a população é  convidada  nesta data a vivenciar um importante momento de  resgate ao patriotismo.



A bandeira de Taquaritinga do Norte que é um dos símbolos oficiais do município , é composta por um retângulo bicolor – azul e branco, cujo comprimento é uma vez e meia a largura e assim é descrita tecnicamente: a metade dela é branca de tralha em diante (na proximidade do mastro) e a outra metade é composta de 7 listras horizontais, sendo 4 azuis e 3 brancas de igual largura; a branca simboliza os ideais pacifistas como a integridade e a firmeza do povo; a azul representa a lealdade e a formosura da pernambucanidade taquaritinguense. No campo branco está um escudo estilizado com bico trabalhado e esmaltado cuja largura é um quarto do tamanho da bandeira e o comprimento 1/3 (um terço) dela. A dextra de blau (azul) na parte superior com peças nobres representa o céu com um sol flamejante, representando a nobreza e a majestade, tendo na parte inferior de sinople (verde) com a serra, da taquara; a sinistra da jalne (ouro) apresenta um índio da tribo dos carapotós, primeiros habitantes nossos, a suster um taquari + branco (taquari + tinga) e uma oca em verde campo em cores naturais. O escudo é encimado de uma áurea estrela de 5 pontas como estrela guia do Povo e é ladeada por 2, ramos de café um dos nossos recursos econômicos, tendo seu entrelaçamento no bico uma dália amarela e, mais abaixo, um listel áureo que se desenrola sendo ao centro o topônimo Taquaritinga do Norte e as datas fiéis à história do Município: 1801 e 1887, criação de freguesia e elevação à categoria de cidade 27 de agosto e 10 de maio respectivamente; tendo também 2 lanças em aspas por trás com duas bandeirolas alvicelestes.
A lei de criação do dia da bandeira do município foi instituída pelo Poder Executivo e através da SEDUC, foi feita a instituição de Concurso Público para criação do Hino Oficial à Bandeira com letra e música, a nível municipal, tendo como vencedor José Jurandir Coelho (letra) e Jardel Pereira de Souza (música), sendo este mais um símbolo que evidencia e retrata as riquezas da cidade.


Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte:
Letra: José Jurandir Coelho / Música: Jardel Pereira de Souza
I
Rugem os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória e gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz.

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II
Os cafezais em meios às cores
Traduzem riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Taquaritinga, te amamos de coração!