segunda-feira, 2 de março de 2015

Agricultores de Taquaritinga do Norte participaram de um dia de campo

No último dia 25 foi realizado no Sitio Tanque das Antas na cidade de Santa Maria do Cambucá, um dia de campo sobre agroecologia na propriedade do Agricultor Anselmo  José de Moura. No ano de 2012  a propriedade do Sr. Anselmo  recebeu capacitação do Centro Sabiá durante a implantação do Projeto uma terra e duas águas (P1+2),onde conseguiu uma cisterna calçadão com capacidade de 52 mil litros de água para ser utilizada na a produção de hortaliças e fruteiras no sistema agroecológico.



Na oportunidade os agricultores puderam ver práticas utilizadas para melhorar a produção sem agredir o meio ambiente, como produção de adubo orgânico através de compostagem, produção de fertilizantes utilizando estercos verde, folhas de plantas e outros produtos orgânicos. .Também puderam ver o sistema agroecológico de produção onde o Sr. Anselmo produz vários tipos de plantas dentre elas Hortaliças, frutas como caju , graviola, jaca, laranja, seriguela, acerola, pinha, maracujá, além de preservar arvores nativas e de criar animais como cabras  e galinha caipira (capão).Este sistema de produção proporciona uma diversificação de renda e uma harmonia ambiental graças a diversidade de plantas que produzem matéria orgânica e sombra para amenizar os efeitos da estiagem.

Neste dia de campo foram agricultores dos Sitio Pé de Serra do Jerimum, Monteiro, Juá e Mateus Vieira que são atendidos pelo programa de assistência técnica em agroecologia pelo Centro Sabiá ,em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Sindicato dos Produtores Rurais de Taquaritinga do Norte, Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA e Associações do Nosso Município.