quinta-feira, 26 de março de 2015

Taquaritinga do Norte foi destaque no 2º Congresso da AMUPE


Na última segunda-feira (23), teve inicio o 2º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e teve como tema : “Governança Municipal: novos tempos, novos rumos”.
Dentro da programação do Congresso, o prefeito de Taquaritinga do Norte coordenou a mesa de trabalho da Oficina nº16, cujo tema foi “Meio Ambiente: Construindo um pacto de sustentabilidade”.  O convite partiu do Presidente da AMUPE, Sr. Patriota que é prefeito de Afogados, considerando as diversas ações e experiências que o prefeito José Evilásio tem na área ambiental, a partir da presidência do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE.
 

A referida oficina teve como palestrantes o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Cavalcanti, que em suas palavras apresentou o momento de vulnerabilidade ambiental que o país e o estado atravessam, alertando que é preciso definir propostas objetivas. O  promotor e representante do Ministério Público do Estado, André Felipe de Barbosa Menezes, também fez parte da mesa e levantou  uma discussão sobre  a responsabilidade que o município tem para os temas relacionados ao meio ambiente, convocando os gestores a assumirem a postura de servidor público no trato dessas questões de impacto ambiental, cobrando comprometimento por parte do cidadão e da sociedade. Participou ainda como palestrante um representante da Secretária de Articulação e Institucional do Ministério do Meio Ambiente e o Repórter especial da Rede Globo, Francisco José, que trouxe relatos sobre as experiências da profissão com questões ambientais e exigiu que o tema seja tratado com mais prioridade por parte dos gestores públicos.

 

No decorrer da programação o Governador do Estado, Paulo Câmara, repassou uma grande noticia para os Prefeitos,  através do anúncio da terceira edição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento - FEM,  que vai disponibilizar R$ 263 milhões para investimento nas cidades pernambucanas, em infra estrutura, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade.
 
O prefeito de Taquaritinga do Norte, assinou durante o congresso o Termo de Adesão do Transporte Escolar 2015, assegurando que os alunos da rede municipal de ensino permanecerão usufruindo do conforto e da segurança do transporte escolar. É O Governo municipal colocando o bem-estar a disposição de todos.
 

Os secretários municipais de Taquaritinga do Norte Ronaldo Veiga, Magda Lucélia, Maria de Lourdes Malaquias, Deyze Cabral, além da diretora de Cultura Anália Arruda, participaram do Congresso que promove o fortalecimento das instituições democráticas e o intercâmbio das boas práticas de gestão.

Taquaritinga do Norte também esteve muito bem representada através de um stand, apresentando algumas riquezas da nossa terra.