segunda-feira, 18 de maio de 2015

A real Situação do Matadouro Publico Municipal de Taquaritinga do Norte.



Na última sexta feira 15  uma comissão formada pelos  vereadores Luquinha da Saúde e Eraldo de Pedra Preta (ambos do PSB), Jânio Arruda (PSD) e Demar (PSDB),foram ao matadouro público segundo eles com intuito de fiscalizar as ações do executivo municipal.A citada visita não foi oficializada ou pelo menos comunicada a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Taquaritinga do Norte órgão responsável pela gestão do matadouro, fato este que implicou na proibição da entrada dos mesmos na sala de abate ou na área interna do referido matadouro.Os funcionários na pessoa de José Américo Diretor de Pecuária e Flávio Barbosa Medico Veterinário ao impedirem a entrada dos citados vereadores apenas cumpriram o que determina a legislação e normas de funcionamento de matadouros. E em momento algum faltaram com respeito com as autoridades ou com a lei orgânica municipal. 

Devido a matérias divulgadas na mídia onde os vereadores e seu fotógrafo apenas mostrou uma parte do matadouro que é destinada aos fogões de lenha , mesa de pelar os suínos e que também serve para retirada dos cascos e limpeza dos mocotós (mãos de vaca),e que funciona exclusivamente com fateiros ,pessoas autônomas que prestam este serviço aos marchantes e não tendo vínculo com a prefeitura. Na matéria não consta nenhuma foto da sala de esfola onde é manuseada a carne e funciona exclusivamente com funcionários da prefeitura devidamente fardados .E que tem livre acesso visual para retirada de fotos.Este ato não deixa claro as verdadeiras intenções dos vereadores pois se era de fiscalizar porquê não notificou a prefeitura e jogou para a mídia inverdades, onde se diz que a população esta correndo risco ao consumir carne provindas do nosso matadouro, causando até mesmo prejuízos para os comerciantes e terror nas pessoas.




  Matadouro Publico Municipal  de Taquaritinga do Norte:

Quadro de pessoal do Matadouro é formado por:

01 Diretor de Pecuária :José Américo (Administrador)
01 Medico Veterinário: Flávio Barbosa
01 motorista
10 Magarefes
03 vigilantes

                                   Abrigo de proteção para a janela de observação.

                    Pecuaristas observando a pesagem pela janela de visualização.

                                              Vista interna pela janela de visualização 







O matadouro de Taquaritinga do Norte funciona para abate de animais quatro dias da semana ficando apenas a terça feira para manutenção dos equipamentos.
A estrutura do matadouro é formada por currais, câmara de abate,sala de esfola,plataforma de evisceração,sala de limpeza das vísceras,plataforma onde é realizada a pesagem e o embarque da carne.  

Na área externa fica a mesa de pelagem de suíno e área destinada aos marchantes onde esta localizada a janela de visualização do matadouro e da balança.


 Melhorias realizadas no Matadouro Publico:

Reforma dos currais onde foram trocadas as porteiras de madeiras por portões de ferro e aumentado a altura das paredes.

Reforma na câmara de abate onde foi trocado a tampa por uma de material resistente

Aquisição de maquina de abrir carcaça de bois.

Aquisição de talha elétrica de 03 ton (três toneladas)

Reforma colocando-se cerâmica na sala de esfola, mesa de evisceração, plataforma de corte de carcaça, plataforma de embarque e pesagem.

Colocação de grade inox nas canaletas

Fardamento e EPI para funcionários.

Troca do caminhão Chevrolet antigo por um Caminhão Mercedes para o baú de transporte de carne

Cerca com 11 fios de arame ao redor do matadouro com o intuito de evitar a presença de animais e isolar o matadouro.

Plantio de árvores ao redor do matadouro criando um isolamento fito sanitário.

Construção de fossa séptica.

                                      Aquisição de Máquina de Abrir Carcaça





                                   Aquisição de talha elétrica com capacidade para três toneladas

          Balança e janela por onde marchantes e pecuaristas conferem o peso da carne


                                        Colocação de grade de inox nas canaleta



           Árvores plantadas ao redor do matadouro criando um isolamento fito sanitário 

Manejo utilizado no matadouro:

Recebimento dos animais :Só entra animais nas dependências do matadouro depois de apresentado o Guia de Trânsito enviado pela ADAGRO.(Agência de Defesa e Fiscalização Agro pecuária de Pernambuco).

Os animais passam pelo médico veterinário ou pelo administrador do matadouro que é técnico para vistoria e diagnóstico de sanidade.

Os animais passam pelo jejum hídrico para poder ser abatido

O manuseio da carne é realizado pelos funcionários devidamente fardados e capacitados para execução do serviço.

A carcaça é pesada na presença do marchante ou do pecuarista depois colocada no baú para transporte.

As vísceras são passadas da sala de esfola para os Fateiros que realizam a limpeza das mesmas e levam para a plataforma de embarque.

A carne é transportada para açougue público e particulares pelos funcionários da prefeitura.

Considerações Finais.

O matadouro Publico de Taquaritinga Norte tem algumas falhas, mas na nossa região é um dos mais organizados e talvez o único que realiza o abate apenas com funcionários, Temos um veterinário experiente que já trabalhou em cidades como Surubim e o mesmo garante que o nosso é uma referência em organização. Precisamos melhorar e vamos agir no que se refere a parte das vísceras exigindo dos autônomos que trabalham neste serviço roupas e botas adequadas para realizá-lo. 

O Secretario Júlio César que trabalha na agricultura de Taquaritinga do Norte há muito tempo, lembra que antes a coisa não funcionava desta maneira. No inicio de 2001 quando iniciou-se uma nova  administração o que encontramos no matadouro foi um depósito de carniça onde pessoas juntavam ossos, para comercializar, como; ponta, unha ,queixadas e outros, em situação tão precária que era comum ver as larvas de moscas espalhadas pelo chão. Não existiam funcionários, não tinha máquinas e equipamentos, tudo era realizado manualmente. O abate dos animais começava as 22 horas da quinta e a carne era comercializada no sábado em estado de putrefação, o transporte da carne era realizado em cima de uma Toyota de carroceria, qualquer pessoa entrava nas instalações do matadouro. Quem trabalhava lá tinham o costume de consumir bebida alcoólica antes e durante os serviços, talvez, para suportar aquela situação.

Hoje vivemos tempos diferente onde trabalhamos com responsabilidade e o Prefeito do município dá autonomia aos seus secretários que por sua vez delega aos seus subordinados, nesta situação o administrador José Américo que realizou seu trabalho dignamente sem ter que pedir autorização a ninguém, fez a coisa certa.  Pois mesmo sendo autoridades os vereadores tem que respeitar o funcionamento dos órgãos públicos, e deviam utilizar um pouco de humildade para pelo menos buscar as informações necessárias a respeito do que pode e não pode ser feito em cada órgão, caso contrário daqui uns dias veremos vereadores entrar numa sala de cirurgia para ver o trabalho dos médicos e julgar o que é certo e o que é errado mesmo sem conhecimento a respeito.

Buscando melhorar o funcionamento do matadouro contratamos e capacitamos as pessoas para manusear a carne, melhoramos a infra estrutura física e adquirimos vários equipamentos que facilitaram o trabalho o que diminuiu e muito o tempo do abate até a comercialização, buscamos atender nossos clientes com respeito e principalmente temos cuidado com a saúde e a qualidade de vida do nosso povo.