quinta-feira, 2 de julho de 2015

Agricultores das Associações das Unidades Produtivas Asa Branca e São Judas Tadeu recebem o SIC em Solenidade Festiva.



Na Sexta-feira(26) Aconteceu na comunidade do Grude localizada à 2 km do Jerimum, a solenidade de liberação do SIC(sub projeto de infraestrutura comunitária) para as 16 famílias da "Unidade Produtiva Asa Branca".  e também para os 18 beneficiários da Unidade Produtiva São Judas Tadeu.

Estiveram presentes, dentre outros, o Prefeito Evilásio Araújo, os Srs. Adelson e Aglailson Paixão, representantes da FETAPE, Maria Joelma Vitorino presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte, o Diretor Presidente do ITERPE  Paulo Lócio,  a Gerente Geral do Banco do Nordeste de Surubim, Sra Elisabete  e o Secretário de Agricultura Julio César Pontes.

A mesa foi formada pelas autoridades citadas e os presidentes das associações das unidades produtivas, Deraldo da Silva Santos, da Asa Branca, e Arthur Ruan Pereira de Lucena, da São Judas Tadeu.


As propriedades foram adquiridas através do programa de Crédito Fundiário, que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra , comprar o imóvel rural por meio de financiamento, onde o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente.



Tem sido  fundamental a participação da Prefeitura municipal, que através da Secretaria de Agricultura integrada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, faz todo um trabalho de mobilização e orientação na elaboração das propostas essenciais para o êxito do Crédito Fundiário.   Tanto é que este já é o sexto assentamento concluído dentro desse sistema.


Dar acesso a terra, fixar o homem  no campo, fortalecer a agricultura familiar, e colaborar com o crescimento do setor, tem sido objetivos do governo municipal,  visando o fortalecimento da economia local, a sustentabilidade ambiental e o aumento da arrecadação, por meio da comercialização dentro do próprio município.