quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Desfile Show da Escola Municipal Pedro de Lira Borges em homenagem aos 193 anos de Independência do Brasil.



Aconteceu na tarde da terça-feira (02) em Vila do Socorro, o segundo desfile em alusão aos 193 anos de Independência do nosso país. A Escola Municipal Pedro de Lira Borges, apresentou um desfile com o tema:   “Uma viagem pelos contextos literários”  proporcionou ao grande público presente, uma verdadeira aula de literatura e um grande espetáculo de interpretação, onde os alunos se transformaram em atores representando  escritores renomados,  e encenando suas inesquecíveis histórias que a todos encantaram.
O CRAS também trouxe valiosa contribuição ao desfile, com apresentações de dança do grupo da melhor idade e do grupo de capoeira da comunidade.

Confira as imagens:

Comissão de frente da Escola Pedro de Lira Borges
Banda da eletiva de música do Ginásio Experimental
CRAS  de Vila do Socorro presença marcante no desfile
Grupo de capoeira do CRAS de Vila do Socorro
Abre alas do reino encantado da literatura


Alunos da Educação Infantil e do 6º ano fizeram uma homenagem a Monteiro Lobato apresentado a encantadora "Emília a boneca gente"



As princesas, os príncipes, as belezas do mundo encantado, saíram dos livros dos contos infantis e desfilaram nas ruas da Vila. Branca de Neve,  A Bela, Cinderela, Fada Sininho, A Princesa e o Sapo, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, as princesas Frozen e Sophia.


Personagens da "Terra do nunca", do mundo imaginário se apresentaram com suas fadas, Peter Pan,  Sereias, Capitão Gancho, Piratas.


A Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, Dona Benta, Narizinho, Pedrino, tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, a Cuca, o Saci Pererê


Brilhante apresentação  de "Morte e Vida Severina" do poeta João Cabral de Melo Neto, espetáculo da vida, que conta em versos,  a garra nordestina numa explosão de sentimentos.  Homenagem aos Severinos, Marias, Zacarias, gente sofrida que vive da agricultura familiar




Nessa ala foram homenageados grandes escritores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Maurício de Souza, Manoel Bandeira, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, José Lins do Rego, Rubem Fonseca, Nelson Rubens, Luís Fernando Veríssimo.


Uma pequena encenação da peça "O Auto da Compadecida" do grande escritor paraibano Ariano Suassuna, se transformou em mais uma  das grande atração do fantástico desfile.




Alunos do quarto ano fizeram uma homenagem aos cordelistas nordestino, que tem  o dom de  transformar em poesia os fatos do cotidiano, acrescentando o humor a qualquer tipo de história.


E concluindo o roteiro do majestoso desfile alguns alunos recitaram um cordel, feito pela professora Veriniana Maria da Silva, a partir das informações de Dona Josefa, especialmente para homenagear Vila do Socorro, falando da origem, do nome e das pessoas que construíram a história dessa comunidade.


Dona Josefa a historiadora local
A Diretora Maria José Ferreira de Lima Peixe enriqueceu o desfile com sua brilhante apresentação
Professores e funcionários desfilaram com a bandeira da escola
A Secretária de Educação acompanhada da Primeira Dama Eva Casé, dos Secretários José Janailson e João Batista, do Vereador Gilson Carlos, Vice Prefeito Ivanildo Mestre, e alguns Vereadores
A banda do Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, encerrou o desfile
Equipe da SEDUC  e a Direção da Escola, felizes pelo sucesso do evento
Ao final do desfile a Secretária Ilka Paloma externou o sentimento da equipe: "Ao término do segundo dia das comemorações alusivas aos 193 anos da Independência do nosso país. Literatura pulsando em meio ao público, onde as principais ruas da comunidade de Vila do Socorro foram palco de um lindo desfile cívico que contagiou o público presente. A Escola Municipal Pedro de Lira Borges através de seu corpo docente e discente deram um verdadeiro Show de aprendizagem e encantamento".


Com informações da Direção da Escola Municipal Pedro de Lira Borges