quinta-feira, 9 de junho de 2016

TAQUARITINGA DO NORTE EM DEFESA DO SUAS E DA SEGURIDADE SOCIAL


Na última quarta-feira (08) uma equipe da Secretaria de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho (SEAS) se juntou aos servidores e usuários dos programas e serviços da Assistência Social de diversas cidades que se reuniram em defesa do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, na cidade de Caruaru.


Pelo menos, 5.570 municípios representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) manifestaram-se pedindo a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a manutenção da integralidade do  SUAS.


O que é o SUAS?
Sistema Único da Assistência Social (SUAS) constitui-se na regularização e organização em todo território nacional das ações sócio-assistênciais. Ações essas, baseadas nas orientações da nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Os serviços, programas e benefícios tem como objetivo atender às famílias, seus membros e indivíduos, estando as suas ações focadas no desenvolvimento das potencialidades de cada um e no fortalecimento dos vínculos familiares.

Nesta concepção, o SUAS é a organização de uma rede de serviços, ações e benefícios de diferentes complexidades que se reorganizam por níveis de proteção social: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.







Informações/imagens:SEAS