sábado, 13 de janeiro de 2018

ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM TAQUARITINGA DO NORTE

Com brilhante trabalho no município, o Conselho Tutelar em Taquaritinga do Norte atua com afinco e dedicação na realização de suas atribuições, executando a sua principal função que é a garantia dos direitos das crianças e adolescentes estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O resultado positivo desse trabalho, pode ser constatado pela aprovação da sociedade. Em 2017, o Conselho Tutelar de Taquaritinga do Norte prestou 571 atendimentos no período de 01 de janeiro à 31 de dezembro, sendo:

275 – encaminhamentos/respostas/solicitações. (Poder Judiciário, Ministério Público)
154 – acompanhamentos, (conclusões, desfecho, mudança de cidade, maioridade)
142 – demandas: outros Conselhos Tutelares, CRAS, CREA’S, escolas, hospital, delegacia, PETI, etc.)
33 – estupros/suspeitas.
55 – situações corriqueiras. (dano ao patrimônio, ausência escolar, conflitos diversos)
23 – Abandonos, necessidade de acolhimento, família extensiva, afastamento de responsáveis.
31 – maus tratos, negligência, ameaças.

Para o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) José Janaílson do Santos – Dal – o principal papel do Conselho Tutelar é garantir os direitos da criança e do adolescente “Apesar do brilhante trabalho do Conselho Tutelar em nosso município, algumas pessoas ainda confundem o verdadeiro papel do Conselho, que não é fazer papel de polícia, a verdadeira função é a garantia dos direitos da criança e do adolescente atuando sempre em conjunto com outras instituições como o MP e a Polícia Judiciária.” Declarou Dal. 

O presidente falou ainda sobre os desafios do Conselho Tutelar num município com grande área territorial como Taquaritinga. “Num município com uma área abrangente como o nosso, a maior dificuldade é a falta de conhecimento das pessoas, sobre o Conselho Tutelar e as sua atribuições”. Declarou Dal.
Cada conselho é constituído por cinco membros escolhidos pelos cidadãos de cada município em processo eleitoral para um mandato de quatro anos, admitida uma única recondução.

O atual Conselho Tutelar em Taquaritinga do Norte é formado pelos seguintes membros: Maria Helena – Coordenadora, Ivanildo Inácio, José Ronilson, Maria Risa e Ycaro Andrade. Atendendo chamados durante os finais de semana, feriados ou período noturno.

A sede fica localizada na Rua Aluízio Silvino, n° 16 – Centro – Taquaritinga do Norte – PE . Fone (s): TIM (81) 9. 9523-6506 CLARO (81) 9. 9373-9815. Email:cttaquaritinga@hotmail.com